Getting your Trinity Audio player ready...
|
As fundações são responsáveis por distribuir o peso (carga) da construção para o solo de forma segura para que não ocorram deslizamentos de terra e problemas como trincas e rachaduras na sua casa. Por isso, a escolha do tipo de fundação certa para a sua casa deve ser feita por um engenheiro capacitado.
Ele irá analisar as características do solo, o peso da edificação e seus materiais para elaborar o projeto estrutural. Um projeto bem feito economiza na compra dos materiais e evita problemas no futuro.
Neste post explicaremos quais são os tipos de fundações mais comuns nas casas dos brasileiros. Boa leitura!
Em casas com até dois pavimentos é comum utilizarmos as fundações diretas ou rasas devido ao seu custo benefício.
As fundações rasas transmitem as cargas diretamente para o solo por suas bases. Possuem profundidade igual ou inferior a 3 metros. Geralmente as escavações deste tipo de fundação são feitas manualmente.
Os formatos das fundações mudam conforme o tipo, mas todas são construídas com concreto e aço. Esta combinação é conhecida como concreto armado.
Os tipos de fundações diretas mais comuns são:
Elas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência.
O peso da edificação é transmitido para as colunas, que por sua vez, transferem o peso para as sapatas que distribuem para o solo.
Geralmente as sapatas isoladas têm a base quadrada ou retangular e o topo pode ser reto ou piramidal.
A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção.
Ela conecta sapatas isoladas para melhor distribuição dos pesos da construção. Contribui também para um melhor travamento das colunas ou pilares da construção.
É uma fundação rasa recomendada para solos com baixa resistência. O radier é uma placa de concreto armado ou protendido que fica abaixo da casa e em contato direto com o solo.
Neste tipo de fundação a casa é construída logo acima dele o peso (carga) dela é distribuído de forma uniforme para o solo.
A sapata corrida é uma fundação superficial muito utilizada na construção de casas com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas.
Ela é uma estrutura contínua de concreto armado que fica abaixo das paredes, se assemelha a viga baldrame, porém suas dimensões de largura e altura são normalmente maiores. O peso da construção é transferido para as colunas e depois distribuído linearmente para o solo.
A fundação com estacas é indicada para solos com pouco resistência, como aterros por exemplo.
Nestes tipos de solo, é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações. Geralmente as estacas tem mais de 3 metros profundidade.
Este tipo de fundação transmite as cargas ao solo por atrito lateral. Igual quando estamos cansados e para aliviar o peso das pernas, encostamos nosso corpo na parede. A escavação é feita através do trado manual ou mecânico, comumente chamado de broca.
A escolha da fundação deve ser feita por critérios técnicos. Por isso, não faça uma falsa economia, contrate um engenheiro para elaborar o projeto estrutural da sua casa.
Para que possa visualizar melhor os tipos e usos das fundações, veja a figura a seguir onde mesclamos as informações de tipos de casas e solos:
Atenção, criamos o diagrama acima apenas para você saber quais os tipos de fundações mais comuns para cada tipo de casa e terreno. Isso não substitui a contratação do engenheiro. Converse com a nossa equipe.
Tags
#fundacoes #destaques #equipamentos #escavacoes #estacasescavadas #sondagensdesolo